segunda-feira, 18 de outubro de 2010

Dia 30/10 - Última Oficina do CEEDH, em 2010

O CEEDH realizará no próximo dia 30 de outubro, a última Oficina do ano de 2010. A professora Kiyomi Hirose assessorá a discussão, tratando da temática: "Educação em Direitos Humanos: Programa de proteção a vítimas e testemunhas". Todos os visitantes deste espaço estão convidados.

DIA: 30 /10/2010;
HORÁRIO: 14 horas;
LOCAL: Bloco I-12, ao lado do Bloco de Geografia - Sala 112 - UEM.
TEMÁTICA DA OFICINA: Educação em Direitos Humanos: Programa de proteção a vítimas e testemunhas;
ASSESSORA: Kiyomi Hirose.

AIDS e políticas públicas brasileira

O prof. Nestor Alexandre Perehouskei, apresentou na Oficina do CEEDH, no dia 25 de setembro de 2010, as políticas públicas de saúde, discutindo território, associação e consórcio, exemplificando com os trabalhos de organizações sociais ou redes políticas na Região de Maringá.

Em relação à AIDS, a mesma surgiu a 30 anos, no início da década de 1980. Na década de 1990, foram fomentadas as políticas públicas de saúde em apoio às ONGs que acompanhavam grupos em situação de risco (homossexuais, prostitutas, transgêneros, bissexuais, adolescentes, caminhoneiros, usuários de drogas...).

Na década de 2000, a AIDS, ou seja, o controle da doença não foi prioridade para o poder público. Descentraliza os recursos e abandonam as ONGs. Da década de 90 aos anos 2007, dezenas de ONGs existiram no Paraná. A partir do segundo semestre de 2005, com os cortes dos recursos, as ONGs foram fechando e, teoricamente, os recursos são direcionados às unidades de saúde para atendimento à população. As populações em situação de riscos foram excluídas, inclusive em Maringá.