sexta-feira, 20 de março de 2009

Objetivo do CEEDH

Uma questão levantada na reunião de reorganização do CEEDH-Maringá, levou os participantes a discutir de que o objetivo do Coletivo não é defender violações sociais, políticas, civis, econômicas... A avaliação é de que a proteção dos direitos, primeiro, não é função do Coletivo e sim do Estado e, segundo, o Coletivo não teria condições sociais, políticas e econômicas (estrutura humana e financeira) para fazer.
Acertou-se que o Coletivo investiria em estudo e formação sobre os direitos humanos. Conhecer os direitos e deveres é fundamental para sabermos a quem cobrar a proteção e a defesa, assim como orientarmos pessoas ou entidades que tenham dúvidas sobre a proteção e defesa dos direitos sociais, políticos, econômicos, culturais, civis...
Vele lembrar que: “O CONHECIMENTO DOS DIREITOS É O TRUNFO DA PROTEÇÃO. QUEM CONHECE PODE NÃO SER ENGANADO E SE FAZER RESPEITADO”.

sábado, 14 de março de 2009

Reorganizado o CEEDH de Maringá

ATA - Doze pessoas participaram da discussão de reorganização do Coletivo de Direitos Humanos de Maringá (CDH-Maringá). Após longos meses sem reuniões do CDH, a mesma ocorreu na manhã deste sábado (14/03) na residência de Elias C. Brandão e Maria A. Cecílio, iniciando-se pela apresentação dos participantes:
  1. Salete Eduardo Souza - pedagoga - Sarandi/PR;
  2. Edie Eduardo de Souza - Contador - Sarandi/PR;
  3. Eva dos Santos Coelho - Historiadora - Maringá/PR;
  4. Marcelo Ferreira - Teólogo - Marialva/PR;
  5. Rebeca S. Muceniecks - Pedagoga - Marialva/PR;
  6. Maria Aparecida Cecílio - Pedagoga - Maringá/PR;
  7. Edenilce de Fátima N. Lima - Assistente Social - Nova Esperança/PR;
  8. Kiyomi Hirose - Pedagoga - Maringá/PR;
  9. Maria Ilda de Souza - Pedagoga - Maringá/PR;
  10. Elias Canuto Brandão - Filósofo e historiador - Maringá/PR;
  11. Rosalina Bergamo - Assistente Social - Maringá/PR;
  12. João Francisco Freire Neto - Advogado - Sarandi/PR.
Os trabalhos continuaram com uma apresentação de Elias Brandão sobre a história da criação dos CDHs, destacando as dificuldades do CDH de Maringá realizar reuniões devido a falta de interesse das pessoas em participarem. Propôs que o CDH fosse discutido se continuaria ou encerraria as atividades. Os participantes rediscutiram os trabalhos e objetivos do Coletivo e a avaliação que o Coletivo deve continuar não como Coletivo de Direitos Humanos (CDH) e sim como "COLETIVO DE ESTUDOS E EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS de Maringá - CEEDH-Mgá", votando pela mudança da sigla e dos trabalhos e as reuniões serão realizadas a cada 45 dias, de forma itinerante, sendo que até quinze dias antes das reuniões, o coordenador do Coletivo deve enviar aos participantes e divulgar no blog do CEEDH a indicação de leitura do tema a ser estudado.
A próxima reunião será realizada no dia 18 de abril de 2009, na Associação Maringaense dos Autistas (AMA), das 08h30 às 11 horas e será estudado os cinco primeiros artigos da Constituição Federal. Aprovou-se a criação do presente blog que, para criá-lo foi necessário criar um e-mail: ceedhmaringa@gmail.com e com um blog: www.ceedhmaringa.blogspot.com objetivando a divulgação das atividades do CEEDH.
A proposta de pauta da reunião não foi esgotada na reunião de reorganização (Pauta sugerida: 1. Rearticular o Coletivo; 2. Definir um calendário anual de reuniões; 3. Pensar uma pauta de estudos; 4. Discutir a proposta de vinculação ao Grupo de Estudos e Pesquisas em Política e Gestão Educacional da UEM - GEPPGE), ficando para a próxima reunião a discussão da vinculação do CEEDH ao GEEPGE, a escolha de uma coordenação do CEEDH e a redefiniação do calendário de reuniões de estudo para o ano de 2009.